quinta-feira, 18 de junho de 2009

Adolescência.

Adolescência... Uma época de mudanças! E bote mudanças nisso, porque o tanto que você muda nessa fase é inacreditável. Você acaba percebendo o valor das coisas, como por exemplo, seus pais. Depois de sair de uma fase rebelde, você percebe que não há nada melhor do que chegar em casa e ter a companhia deles. Você vê, que eles sempre estiveram certos, em todas as ocasiões. Como duvidar deles, já que eles passaram pelos mesmos momentos que você? Se eles dizem, é porque sabem e querem nos alertar sobre os perigos da vida, para nós não sofrermos, como talvez eles também tenham sofrido. Muitas pessoas acreditam, que os jovens devem ser livres pássaros para voarem e experimentar novos ares. Creio que a vida, não é assim, por experiência própria. Concordo que todo ser humano, uma vez na vida, precisa cair, se machucar e aprender a viver com seus erros. São eles que nos fazem pessoas melhores, pessoas dignas de viver em sociedade. Mas para um adolescente, que acaba de sair de uma fase imatura, é difícil reconhecer o certo e o errado. Eles têm uma grande dificuldade em assumir os seus erros, e aprender com eles. Para a maioria dos jovens, tudo que fazem e falam são certo, e abaixar a voz e reconhecer um erro é pior do que ser crucificado.
Portanto, como mostrar para um jovem que ele está errado? Colocá-lo de castigo deve ser a última opção dos pais, isso só vai trazer mais dificuldade nos relacionamentos do jovem. Eles ficaram com mais raiva e vão se sentir como animais. Tudo deve-se começar com um bom diálogo entre os pais e filhos. Deve haver uma boa comunicação, entre os mesmo, para que não haja nenhum problema. Alguns pais acreditam que os jovens querem liberdade acima de tudo, querem se divertir e aproveitar a vida enquanto podem. Mas por que não juntar divertimento e responsabilidade? Não estou querendo dizer, que os jovens de hoje em dia devem ser caretas, sem um divertimento alheio. Estou querendo dizer que um pouco de consciência é bom! Mas, creio que os jovens, querem amigos para poder passar os seus melhores momentos. E por que não, ser seu melhor amigo, aquele que esteve sempre ao seu lado? Tomem essa lição pra vida toda: Amigo vai embora! Vocês podem aproveitar o máximo, enquanto ainda têm eles, mas um dia eles vão embora. Por isso, vocês têm que ter uma afinidade com seus pais, já que eles para sempre estarão ao seu lado, mesmo nos momentos difíceis e alegres.
Se você sente uma distância entre seus pais, não saia por aí reclamando. Outra lição digna de qualquer ser humano: Reclamar de nada adiantará na sua vida, você precisa batalhar para ter resultados. Em relação aos seus pais, tente conversar com coisas do dia-a-dia, perguntando como foi o dia dele e consequentemente ele perguntará o seu. Após um tempo, isso pode virar um hábito e você terá um diário oral. Vai poder compartilhar seus segredos, travessuras, alegrias e tristezas com seus pais.

Pensem bem, um dia podem sentir falta de não ter conversado dignamente com eles, podem querer voltar atrás e não poder. Portanto, aproveitem enquanto é tempo...

Um comentário:

  1. Belo post, parabens.
    ________________________________________________
    Eu realmente imagino o quanto você deve estar cansada de ver os jovens reclamando de suas idades. Mas como você mesma disse, cada idade tem a sua época, eu estou vivendo a minha época e foi exatamente disso que eu falei no meu post. Criei meu blog exatamente para isso, para expor meus pensamentos...sobre essa época, ou qualquer outra que eu sentir vontade.
    Boa sexta pra ti também.

    ResponderExcluir