domingo, 28 de junho de 2009

Ingenuidade ou Imaturidade?

Bem, ontem foi um dia completamente normal. Estava com preguiça de fazer inúmeras coisas, que quando acordei tinha prometido pra mim mesma que ia fazer. É sempre assim... No final da tarde, com a típica chuvinha de São Paulo, acabei assistindo o filme ‘Quem quer ser um milionário?’. Não tinha nada em mente, sobre o conteúdo do filme, só sabia que tinha ganhado vários prêmios, portanto deveria ser bom. Nada melhor do que um filme, no final de uma tarde entediosa, desde que seja bom, para dar um ânimo, ou acelerar um pouco meu ritmo.

Como o filme é contado na Índia, já era de se esperar cenas de pobreza e miséria. Não é como as típicas novelas da Globo que mostram as partes ricas e nobres, de um país. As pessoas têm que ver as duas partes, caso contrário elas ficaram informadas de maneira incorreta, no meu ponto de vista. A sinopse, para quem não viu o filme: Jamal Malik tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Who Wants To Be A Millionaire?. No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.

Não vou contar o final, detesto quem faz isso. HAHAHA’ Emfim, devido toda essa pobreza que eu vi, durante o filme, me fez relembrar de um fato muito interessante. Não me lembro exatamente o dia, mas creio que seja em meados de março. Um amigo, estava lendo o livro O Caçador de Pipas. Eu lhe indiquei que lesse também A Cidade do Sol. No outro dia, ele chegou em mim e diz que desistiu do livro, O Caçador de Pipas. Quando lhe perguntei o por quê, disse que ficou pasmado com tanta pobreza e sofrimento. Confesso que uma pitada de raiva correu pelo meu sangue. Como alguém que mora no Brasil, em São Paulo mais especificamente, fica pasmado com meras palavras de sofrimento?

Cá entre nós, basta você ligar a TV, o rádio, ou qualquer outro modo em busca de informações as primeiras notícias que aparecem são: Violência, Corrupção, Mortes. Tudo de mal que se possa imaginar, há no nosso país. Não tem como ficar escondendo os fatos, não somos mais crianças de cinco anos, que os adultos dizem: Isso não é da tua idade, quando estiver maior saberá! Temos que entender tudo que há nesse mundo... Principalmente, no país e no local onde moramos. Achei estranho da parte dele desistir do livro, por causa de seu principal tema. Talvez ainda não esteja na hora dele encarar os fatos, de cabeça erguida. Talvez a sociedade brasileira, tenha aprendido a baixar a cabeça e fingir que não existem problemas em nosso país.

Boa semana, para todos. Fiquem com Deus!

Um comentário:

  1. Temos conciência da realidade do nosso país, e já que alguns de nós simplismente não tem como fazer nada pra mudar a situação, nos reservamos e procuramos coisas positivas para somar em nossa vida. "A trajédia não deve ser admirada."

    Bjos!

    ResponderExcluir